Para oferecer as melhores estratégias de marketing e vendas no digital agora, é preciso manter-se constantemente atualizado sobre as novidades e tendências do mercado. As redes sociais mais indicadas, os formatos, a forma de comunicar, o comportamento do cliente… Tudo isso deve ser levado em conta na hora de pensar no posicionamento da marca.

Desse modo, sabemos que desde o início da pandemia, o público tem feito mais compras online, oportunizando ao setor de e-commerce um crescimento exponencial diante do momento de crise. Mas as redes sociais tiveram um papel muito importante nesse aumento.

A confirmação disso surgiu a partir dos dados da pesquisa anual Digital 2022 Global Overview Report, produzida pela We Are Social e Hootsuite. Confira alguns dos principais pontos abordados:

Diante da população mundial atual de quase 8 bilhões de pessoas, 

  • 5.31 bilhões é usuário mobile (+1.8% versus o ano de 2021, representando 67.1% da população total)
  • 4.95 bilhões já é usuário da internet (+4% versus o ano de 2021, representando 62.5% da população total)
  • 4.62 bilhões é ativo nas redes sociais (+10.1% versus o ano de 2021, representando 58.4% da população total)
  • Estima-se a média de 6h58m por dia para cada usuário na internet

E apesar da ascensão do Instagram nos últimos tempos, o Facebook continua sendo a plataforma social mais utilizada. Confira abaixo o ranking completo: 

Porém, o Instagram segue crescendo. Só no último trimestre de 2021, houve um aumento de +85 milhões de pessoas na plataforma. 

Além disso, trouxemos alguns dados da pesquisa Social Commerce com  diversos insights sobre o comportamento do consumidor nas redes sociais. Separamos os principais dados sobre a influência das redes sociais na decisão de compra e algumas dicas interessantes para você aplicar no seu negócio!

Redes sociais mais utilizadas para escolher produtos

Na hora de decidir qual produto levar para casa, a maioria dos consumidores prefere usar, consecutivamente, o Instagram (62%), Facebook (61%) e WhatsApp (37%).

Quando acessam essas redes sociais, a sua intenção real é encontrar mais opções de produtos e também opiniões de outros clientes sobre a experiência de compra.

Por conta disso, é fundamental manter todos os canais atualizados, principalmente o Instagram. Pense em possibilidades de  divulgar a prova social, como depoimentos e avaliações positivas de clientes para melhorar sua imagem na rede e fazer mais vendas! 

Redes sociais que os brasileiros mais compram

Apesar do sucesso do Instagram dentre as redes sociais, na hora de fechar uma compra, os consumidores brasileiros preferem o Google Shopping (53%).

Por ser um grande catálogo de produtos de diversas lojas, o Google Shopping facilita muito na hora de pesquisar e comparar preços. Além disso, apresenta filtros poderosos que deixam a experiência de compra mais prática para o cliente.

Portanto, se você tem uma loja virtual, é fundamental criar sua conta no Google Merchant Center para oferecer seus produtos ao canal e realizar anúncios para potencializar suas vendas!

Principais motivos da compra pelas redes sociais

Após sabermos onde os consumidores compram, é importante entender o porquê. Afinal, mesmo com a existência das lojas virtuais e diversas ferramentas para consultar preços, existem três principais motivos que fazem as pessoas utilizarem as redes para comprar:

  • 38% utilizam porque é possível encontrar os melhores preços;
  • 34% usam porque é mais rápido para navegar;
  • 34% preferem porque adquirem mais acesso às informações.

Além disso, os consumidores gostam de usar as redes sociais para encontrar lojas pequenas e produtores locais (29%). Outro interesse que vem crescendo neste formato de consumo é a busca por produtos artesanais e personalizados (23%).

A importância de investir no marketing digital

Após conferir esses dados e insights, fica óbvio que investir nas redes sociais é fundamental para o seu negócio, não é mesmo? Quando esse trabalho é bem feito, é possível ganhar reconhecimento e ser a primeira marca a ser lembrada quando o público precisa de um produto que você vende.

Além disso, ao investir em marketing digital, há maior conhecimento do seu público e fica mais fácil entender suas necessidades e desafios. Tudo isso é essencial para desenvolver produtos ou serviços que combinam mais com o consumidor final.

A partir disso, a divulgação da sua marca oferece mais segurança, atratividade e proximidade. Dessa forma, se conquista a confiança que ele precisava no seu negócio para tomar o primeiro passo e realizar uma compra de você!

Dessa forma, para ter esse resultado, é fundamental trabalhar ao lado de profissionais que conhecem o mercado e sabem como fazer o seu negócio se destacar! 

Portanto, se você quer alavancar o seu negócio, se tornar mais conhecido e fazer mais vendas, fale conosco que ajudaremos você a chegar lá!