Chegar à primeira posição nas pesquisas do Google é o sonho de qualquer administrador que almeja disparar as vendas e sabe como o marketing – e, em especial, as pesquisas no Google – podem auxiliar nisso. Neste sentido, a seguir, será possível encontrar 5 dicas para otimizar o seu ranqueamento no Google,

Se você está interessado em ranquear a sua página, chegar ao topo das pesquisas e entender como isso funciona, continue lendo! Mas lembre-se: conquistar as primeiras posições dos mecanismos de busca requer tempo e disciplina, além de estar sempre antenado às novidades e otimizações do Google.

Como funciona o ranque do Google?

Antes de começarmos a falar sobre algumas das maneiras de otimizar o seu ranqueamento no Google, é importante entender como isso funciona. 

O ranque do Google (ou ranking) determina o que aparece na página de resultados. Estar entre os primeiros aumenta as chances de venda, afinal, é no buscador mais usado do mundo que normalmente fazemos nossas pesquisas em geral e as primeiras posições geram uma maior sensação de segurança ao usuário.

Mas, afinal, como chegar lá? Não existe “receita de bolo”. Na verdade, o algoritmo do Google está sempre mudando e a própria empresa já deixou claro, em alguns de seus guias, que:

“Este guia não traz segredos para levar seu site automaticamente ao primeiro lugar da Pesquisa Google, porém, seguindo as práticas recomendadas descritas abaixo, você facilita o trabalho dos mecanismos de pesquisa, que é rastrear, indexar e entender seu conteúdo.”

Ou seja, para alcançar as primeiras páginas é necessário muito trabalho e persistência. Mas de toda forma, algumas práticas ajudam a fazer o mecanismo de pesquisa a encontrar o seu conteúdo e classificá-lo. Quer saber quais práticas são essas? Confira a seguir:

  1. Foque em usabilidade mobile: o mecanismo de pesquisa usa, predominantemente, a versão mobile de um site quando está avaliando uma página, visando a usabilidade do usuário. 
  2. Use e abuse de palavras-chave: o uso de palavras-chave é uma das estratégias de SEO que ajudam a rankear páginas no Google. Por isso, antes de começar a criar o conteúdo, faça uma pesquisa e identifique pelo menos quatro palavras-chave relacionadas ao que você deseja rankear no Google e adicione-as ao longo do texto, no título e subtítulo, bem como no alt-text das imagens.
  3. Use links internos e externos: os hiperlinks e links externos agregam na qualidade do seu texto, seja dando mais credibilidade à ele, como direcionando o leitor para outras páginas do seu site, fazendo com que o leitor também passe mais tempo alí.
  4. Foque na relevância do seu conteúdo: o ranqueamento nada mais é do que uma hierarquia de relevância. Para o seu conteúdo se tornar relevante, foque nas dores do seu cliente e nas suas soluções, bem como nos diferenciais da sua empresa e crie conteúdos detalhados sobre esses assuntos.
  5. Otimize as URLs: a maneira como você estrutura as URLs das páginas influencia no ranqueamento do seu site no Google. Isso porque uma URL confusa ou com muitos caracteres não ajuda o Google a entender sobre o que é aquele conteúdo. Uma boa dica aqui é aproveitar, também, das palavras-chave para compor a URL.

Embora não haja uma certeza absoluta de quais são fatores dominantes para “chegar na primeira página”, é fato que os fatores de rankeamento existem e que há como utilizá-los a partir de uma rotina baseada em conhecimentos de SEO, por exemplo. Mas não desanime! Com a ajuda de especialistas, essa escalada ao topo pode ser muito mais simples.

E por falar em especialistas…

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