O foco no relacionamento com o cliente é um dos assuntos do mundo corporativo mais recorrentes nos últimos anos. Isso porque a Era Digital trouxe uma série de mudanças, sendo uma delas o comportamento de consumidores mais exigentes.
Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, como é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software. Continue a leitura e entenda mais sobre essa estratégia e qual a sua importância para o marketing digital.
O que é CRM (Customer Relationship Management)?
O CRM é todo o processo utilizado por startups, pequenas, médias e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.
Atualmente vivemos um momento bastante interessante com foco total nos clientes, na transformação digital e em novas tecnologias. Também nesse cenário, o relacionamento evoluiu levando a um novo conceito também conhecido como experiência do cliente, aplicado em diversas áreas.
O conceito de CRM é uma estratégia, um processo, uma ferramenta e uma tecnologia centrados no cliente.
As plataformas de CRM estão entre as tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para as empresas atualmente, responsáveis por usar as informações do cliente para gerenciar suas contas, leads e negócios em um só lugar.
Qual é a importância do CRM?
O CRM é essencial para entender melhor os consumidores e estimular a geração de ações preferenciais. Na verdade, cada interação do cliente com sua empresa pode ser rastreada em detalhes. Desde o primeiro contato até o retorno pós-venda, todas as etapas são guardadas para que você possa usar os dados posteriormente para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente.
Muitas empresas, até hoje, ainda cadastram seus clientes em planilhas, o que toma muito tempo que poderia estar sendo investido em tarefas que são realmente mais importantes. Mas com o auxílio do Customer Relationship Management, você não tem esse problema. Todos os processos são simplificados, pois todos os dados são classificados automaticamente. Além disso, o vendedor pode acessar as informações de qualquer lugar. Isso não apenas facilita sua vida diária, mas também evita que vários funcionários entrem em contato com o mesmo cliente e tenham problemas de comunicação.
Como aplicar o CRM?
De fato, o CRM é essencial para qualquer empresa e equipe de vendas e pode ser usado de diversas maneiras diferentes. Como por exemplo:
– Verificar a etapa da jornada de compra em que o cliente se encontra:
Graças a essa estratégia, é possível saber exatamente em que etapa da jornada de compra o cliente se encontra e como ele pode ser auxiliado até chegar à conversão e à venda.
– Criar estratégias de marketing mais assertivas:
O CRM também permite criar estratégias de marketing mais assertivas, desenhando planejamentos feitos “sob medida” para cada perfil de cliente. Afinal, graças aos dados do consumidor, é possível traçar um perfil e entender suas necessidades com precisão.
– Serviço personalizado:
Outra forma de aplicar essa ferramenta é por meio de um atendimento personalizado. Como você tem todos os dados do cliente, fica mais fácil atendê-los de uma forma diferente e personalizada de acordo com o seu perfil.
Relação entre Marketing Digital e CRM
Naturalmente associamos CRM e vendas, o que não está errado, de certa forma. Mas o marketing também é essencial para o relacionamento com o cliente, afinal, ao integrar os processos de marketing e vendas, você pode, por exemplo, acompanhar a jornada do cliente pelo funil.
Ou seja, quando o marketing utiliza o CRM, as empresas não precisam mais esperar passivamente que potenciais compradores entrem em contato, elas podem avançar com estratégias e objetivos de negócios baseados na realidade disruptiva, acelerada e ultraconectada em que vivemos. Isso é chamado automação de marketing.
A automação de marketing é o uso de ferramentas e soluções impulsionadas pelas novas tecnologias digitais para automatizar todos os processos de marketing digital, eliminando tarefas manuais e que despendem, desnecessariamente, muito tempo dos profissionais.
As tecnologias digitais permitiram o avanço da automação de marketing, abrindo caminho para que as empresas se tornem cada vez mais focadas na jornada do cliente. Dessa forma, o CRM ajuda as equipes de marketing a priorizar e focar nas estratégias e insights que realmente importam, de forma rápida e eficiente.
Como foi possível perceber até aqui, o CRM é um verdadeiro aliado para o marketing digital e para as empresas que o utilizam no seu dia a dia. Por isso, agências de marketing ao redor do mundo estão apostando cada vez mais nas estratégias que aproximam o cliente.
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