No dia 12 de setembro estive na Faculdade Municipal de Palhoça para falar sobre “Os 5 pontos essenciais do Marketing Digital”. O workshop fez parte da Semana Acadêmica organizada pela Empresa Júnior da FMP.
Durante o encontro com estudantes e profissionais conversamos sobre planejamento, mercado, comportamento do consumidor, marketing de conteúdo e mais. Foi uma oportunidade interessante pois o grupo era composto tanto por jovens que estão chegando no mercado de trabalho, como por pessoas que já possuem bastante experiência.
Um dos pontos que gerou mais dúvidas durante o workshop foi o planejamento digital. É comum encontrarmos empresas, agências e profissionais liberais que saem por aí gerando conteúdo de qualquer forma, sem objetivo e público definidos. É o que eu gosto de chamar de “metralhadora maluca de conteúdo. Por isso, o que sempre reforço é que a etapa do planejamento é primordial. Conteúdo frequente, relevante, original, com foco nas personas, otimização, pontos de conversão. Realmente o marketing digital vai muito além do uso de ferramentas ou das redes sociais.
A propósito, apesar de estar focado no meio digital, acredito muito na integração entre o on e o offline. A área de eventos é um exemplo que tem me ajudado a conhecer pessoas, a aprender e alcançar meus objetivos. No caso deste workshop, ele só ocorreu devido ao Yohan Barros, um empreendedor que conheci no Startup Weekend Palhoça (um evento que indico para empreendedores que desejam se reinventar).
Voltando para o Marketing Digital, gostaria de deixar uma pergunta.
Você possui uma estratégia bem definida para suas ações na internet?
Entre em contato aqui se quiser conversar sobre o assunto.
Um abraço e bons negócios.
Bruno Santiago
Diretor -Imagina Digital