O conteúdo é o que move a engrenagem do Marketing Digital de Resultados (Inbound Marketing). Alguns dizem que o conteúdo é rei. Sim, é verdade. Mas não se faz um reinado sozinho. Por isso, citamos abaixo alguns pontos que podem influenciar bastante na aplicação do Inbound Marketing.
1 – Personas
Mais do que o público-alvo, personas são exemplos de quem você quer atingir. Para quem eu vou escrever? Qual é o perfil profissional desta pessoa? Quais lugares ela frequenta? Quais são seus interesses pessoais? Ela gosta de esportes ou prefere festas? Quanto mais segmentado for
seu conteúdo, mais fácil será cativar seu público!
2 – Tema
Eu já tenho as personas definidas. E agora, como definir os temas que vou abordar? Seja no meio digital ou offline, é comum o consumidor seguir uma jornada de compra que vai da aprendizagem e descoberta, passa pelo reconhecimento do problema, solução e termina na decisão de compra. Estes 4 estágios podem auxiliar na escolha dos temas que serão abordados no site/blog da sua empresa, por exemplo.
3 – Captação de interessados (leads)
Seja através de materiais educativos ou sorteios é possível interagir e captar internautas que podem futuramente se transformar em clientes. Desta forma, oferecer materiais ricos em relevância pode ser um grande passo para atrair a atenção do seu público-alvo.
4 – Automação
O processo de automação tem auxiliado empresas, agências e diversos segmentos do meio digital. Sendo assim, a utilização de um bom software de automação de marketing vai ajudar a otimizar seu tempo, além de permitir possibilidades antes impensáveis. De qualquer forma, vale citar que apenas o software não faz o trabalho sozinho. É preciso criar uma boa estratégia, aliada à inovação e planejamento.
5 – Análise
Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é a de poder analisar os resultados. Se aquela campanha que você enviou por email atingiu os objetivos, se os investimentos em links patrocinados deram o resultado esperado, ou se o número X de visitantes do seu site se converteu no número Y de clientes. Tudo isto e muito mais é possível checar através do Inbound.
Além destes 5 pontos, outros detalhes como o planejamento digital, a estruturação do site e das mídias sociais, e o estabelecimento de objetivos e metas, podem influenciar diretamente na estratégia digital da sua empresa.
Entre em contato com nossos consultores e saiba como aplicar o Inbound Marketing na sua empresa.
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