O direito passou por transformações gigantescas nos últimos anos. Com a chegada da Advocacia 5.0, a tecnologia se integrou cada vez mais com a atuação dos profissionais para oferecer uma experiência única para os clientes. Nesse contexto, surgiu o Visual Law, uma opção para descomplicar negociações e facilitar o fechamento de propostas.

Antes de tudo, caso você não saiba, a Imagina Digital é especialista em marketing jurídico. Por isso, preparamos este conteúdo especial para explicar tudo o que você precisa saber sobre esta nova tendência. Deu curiosidade? Então confira a seguir:

Primeiramente, o que é Visual Law?

O Visual Law (“Direito Visual” em inglês), também conhecido como Legal Design, é uma metodologia com o objetivo de tornar a comunicação jurídica mais compreensível e atraente ao cliente final. Isto é: “traduzir o juridiquês” em uma linguagem escrita objetiva e acessível para quem não atua na área. Dessa forma, busca apresentar documentos explorando o sentido visual.

Portanto, une direito, design e tecnologia para criar documentos, contratos, propostas… Tudo isso em uma linguagem mais simples e que explora cores, elementos e recursos visuais para destacar informações importantes.

Normalmente, o Visual Law é uma alternativa para pensar, mitigar e resolver possíveis conflitos de interesse, apresentando ao cliente algo “fácil e prático” de se entender.

Mas quais são os seus benefícios?

Sabe aquele ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”? Aparentemente, ele realmente é verdade. O relatório de Análise Advocacia deste ano surpreendeu ao falar do assunto. 34% do público considera o Visual Law uma das melhores e mais inovadoras tecnologias a favor do direito. 

Os motivos são inúmeros:

  • Facilita a leitura e a compreensão do conteúdo por parte do cliente, promovendo o acesso à justiça por “conta própria”;

  • Agrega valor ao serviço, já que demonstra um esforço extra para explicar o objetivo do seu trabalho;
  • Gera respaldo às argumentações, com dados em números e highlights;
  • Atrai a atenção do cliente, que, por entender o material, vê mais credibilidade no seu serviço;
  • Garante destaque da concorrência, que, provavelmente, ainda não utiliza a metodologia.

E como funciona na prática?

Primeiramente, é feita uma síntese do documento jurídico, elencando as informações mais importantes e agrupando-as em “temáticas”. Depois disso, se cria o conteúdo personalizado, utilizando cores, elementos, fontes e recursos gráficos que chamam a atenção. 

Mas não se resume somente a peças de design. Também pode ser apresentado em vídeo, como o Mercado Livre vem fazendo, ou também em infográfico, fluxograma, storyboard, gamificação e assim por diante…

O Visual Law pode ser utilizado em:

  • Contratos jurídicos;
  • Propostas comerciais;
  • Termos de uso;
  • Contestações;
  • E todo material que você tiver interesse em “simplificar e atrair” com infográficos, tabelas e elementos.

Porém, para a maioria dos advogados, pode ser um grande desafio organizar os pensamentos e informações de forma visual. Ter a habilidade (e o tempo) de transformar tudo isso em algo atrativo para o cliente nem sempre é fácil. 

Por isso, se você se interessou pelo assunto, venha conversar com a equipe da Imagina Digital. Contamos com profissionais especialistas no assunto para ajudar o seu negócio.