Um universo virtual completo, que integra virtual e presencial para ser, fazer e viver o que quiser. Assim se denomina o famoso metaverso, termo que se tornou um dos mais buscados na internet desde o final do ano passado, quando Mark Zuckerberg tomou a decisão de alterar o nome do Facebook para Meta.
Muito além de um jogo ou realidade virtual, o metaverso é a construção de espaços que formam como se fosse uma realidade “paralela”, permitindo viver experiências “reais” em espaços virtuais compartilhados.
Como uma analogia, o metaverso é um universo de possibilidades como o popular jogo TheSims, onde uma pessoa pode criar uma vida inteira para seu avatar. Dessa maneira, utiliza recursos de realidade virtual, realidade aumentada e jogos multiplayer no estilo “RPG”.
Com isso, abrem-se possibilidades e necessidades de conexão ainda maior entre as marcas e seus clientes. O metaverso é o principal precursor da WEB 3.0, era da internet em que estamos vivendo a interação ao extremo: agora, nada se resume mais a ler e escrever.
É preciso integrar de forma simultânea e personalizada, colocando o cliente como centro e surpreendendo-o. Portanto, são necessárias, então, ações mais imersivas e hipercontextualizadas, nas quais o marketing digital terá uma nova fase de desenvolvimento.
Com isso, separamos algumas opções abaixo de tendências para o marketing com este movimento em ascensão.
Micro influenciadores e criação de avatares das marcas
Primeiramente, termos como metaverso e IA (Inteligência Artificial) têm se sobressaído nas estratégias de influenciadores e isso só tende a se intensificar. pois agora eles já não competem mais só entre si.
Os influenciadores virtuais já estão ativos em várias redes sociais. Nos últimos anos, marcas de grande porte investiram na criação de avatares que as representam. Exemplos como a Lu, da Magazine Luiza, ou Nat, da Natura, são alguns dos rostos virtuais mais conhecidos e não será possível falar de avatares sem trazer o metaverso para o papo.
Esta tendência dominará o futuro do metaverso, e por isso, muitas marcas já estão criando seus stickers personalizados, avatares e personagens. Portanto, a humanização, seja ela como for, é uma das palavras do século.
Lives e social commerce no metaverso
As lives se consagraram nas redes sociais com a Pandemia de 2020 e existe uma demanda crescente por esta tendência nos últimos meses e, neste ano, ela virá com muito mais força e acompanhada de características de social commerce para garantir as vendas dos produtos.
O live streaming eCommerce já é um recurso presente em muitas redes sociais, como o TikTok ou o Instagram, que permite às marcas adicionarem links de compras em vídeos ao vivo para que o público possa comprar sem sair do aplicativo.
Experiências imersivas (RV, RA, shows em jogos)
O uso das realidades virtual (RV) e aumentada (RA) possibilita a superação dos limites da segurança ou da física e foi impulsionado pela pandemia. Como a música costuma ser uma experiência profundamente social, os eventos virtuais também são perfeitos para empresas que desejam trazer novos usuários para o Metaverso.
Por esse motivo, os shows virtuais têm se mostrado uma prática crescente em quase todas as plataformas de eventos. Shows como o de Travis Scott, Justin Bieber e Twenty One Pilots foram sucesso em plataformas do metaverso, com direito a público virtual simultâneo.
Dessa forma, o novo universo virtual irá fazer cada vez mais parte do presencial. Portanto, será fundamental continuar direcionando as ações de marketing digital para mapas de evidências de mecanismos de busca, redes sociais e canais de conteúdo.
Esses meios também podem ser uma forma de influenciar os consumidores e trazê-los para seus espaços no Metaverso. A união de todos os canais, físicos, online, virtuais e 3D provavelmente prevalecerá nos próximos anos. A evolução faz parte da nossa história, e sucumbir a ela é uma questão de sobrevivência e prosperidade econômica.
Outro ponto importante das tendências que levantamos é que fica evidente que o marketing irá mudar (e muito) daqui para frente. Tudo isso vai influenciar no posicionamento das marcas e nas verbas de investimento e presença no digital.
Por fim, falando em presença digital, quer começar a se posicionar nas redes sociais contando com a ajuda de especialistas? Fale com a equipe da Imagina Digital.