Se você é médico(a) ou proprietário(a) de uma clínica médica, provavelmente busca alternativas para garantir a agenda cheia e aumentar o reconhecimento no mercado. Afinal é inquestionável que existe público para isso.
Mas sabemos que ter uma clínica médica bem sucedida é um desafio por conta da grande concorrência. Por isso, mais do que nunca, é preciso aparecer. O Marketing Digital pode ajudar as clínicas médicas a alcançar mais pessoas, aumentar os atendimentos e, consequentemente, os lucros do negócio.
Nesse processo, é importante considerar que as pessoas se tornaram mais exigentes com relação às suas preferências, pesquisando e sugerindo mais. Para se ter uma ideia, 94,4% dos brasileiros pesquisam na internet temáticas relacionadas à saúde.
Dessa forma, uma empresa bem posicionada no online, que saiba demonstrar cuidados com o paciente e seja inovadora com certeza irá alcançar seu público-ideal.
O marketing digital para clínica médica auxilia e muito no processo de expansão e consolidação no mercado. Entretanto, uma pergunta que pode surgir é como e por que isso é possível?
Continue acompanhando esse artigo e conte com a nossa equipe para solucionar suas dúvidas.
Por que investir em Marketing Digital para clínica médica?
Antes de tudo, é preciso reforçar o poder do marketing digital atualmente. Para que se saiba, 63% da jornada de compra começa na internet. Isto é, esse é o percentual de clientes que pesquisam na internet antes de contratar um produto ou serviço. Os dados são do Think With Google.
Com a pandemia do novo coronavírus, as pesquisas online e compras por meio da internet aumentaram, já que os usuários iniciaram o período de isolamento. Portanto, as clínicas médicas passaram a investir em marketing digital ainda mais. Aquelas que não começaram ou não deram continuidade podem ficar para trás e perder pacientes.
Existem inúmeros motivos para investir em marketing digital para clínica médica, como:
- Aumenta a visibilidade do negócio, afinal aparece 24h para o mundo inteiro;
- Cria autoridade no segmento em que atua;
- Atrai novos pacientes;
- Ajuda na fidelização de clientes;
- Promove a responsabilidade social;
- Aumenta as possibilidades de ter uma agenda lotada.
Dicas para ter resultados
Agora que você já tomou conhecimento dos principais motivos para investir no Marketing Digital para clínica médica, separamos algumas dicas de estratégias de sucesso. No tópico a seguir, listamos o que é necessário para ter sucesso na internet, conquistar e fidelizar pacientes.
Conheça a legislação de Marketing Digital para clínica médica
Para começar, é importante fazer uma pesquisa sobre a legislação com relação ao marketing e propaganda na área da saúde. Existem alguns setores que impõem algumas restrições, visando não ultrapassar os limites da ética. Por isso, é preciso dominar o assunto e contar com parceiros especialistas que também tenham atenção aos limites da comunicação para o setor.
Defina um objetivo
Tendo conhecimento sobre isso, o passo seguinte é definir um objetivo. O que você espera que a sua clínica alcance com as estratégias de Marketing Digital? Mais pacientes? Fidelizar aqueles que já fazem consulta com você? Tornar-se referência na sua cidade? Fortalecer a marca com marketing digital para clínica médica?
Crie um planejamento de marketing digital para clínica médica
A partir do objetivo, deve-se pensar em uma estratégia que envolve diversos profissionais: planejamento, performance, mídia online, redatores, designers. Cada passo do Marketing Digital é importante e precisa ser feito com a melhor qualidade, sendo assim, um time qualificado faz uma diferença enorme. Por isso, uma ótima alternativa é contar com o auxílio de uma agência de marketing especializada no assunto, como a Imagina Digital.
No momento de planejar, é necessário definir quais caminhos a estratégia vai trilhar. Redes sociais, e-mail, artigos para blog, produção de webinar ou live, ebook, etc: quais conteúdos serão utilizados?
Conheça seu público-alvo
Para decidir com precisão todas as estratégias e posicionamento, é imprescindível conhecer o seu público-alvo: idade, gênero, preferências, localização, redes sociais mais utilizadas. Quando uma estratégia é feita com atenção desde o início, os resultados são os melhores.
Produza conteúdo de valor
Seja em texto e imagem ou vídeo, informação de qualidade precisa e embasada em dados gera mais autoridade. Além disso, lembre-se que os canais digitais são uma forma de se conectar com o público. Portanto, considere utilizar imagens e vídeos em que você apareça, mostrar detalhes dos bastidores e manter conteúdos que sugiram interações.
Outra oportunidade bacana é oferecer materiais ricos, isto é: ebooks, artigos e infográficos sobre assuntos de interesse do público de forma mais completa. Esta é uma forma de se aproximar daqueles que você deseja alcançar, captar mais leads, além de contribuir positivamente para a sociedade.
Pense em estratégias de marketing de relacionamento
Uma fase final e complementar a todos os pontos anteriores é o marketing de relacionamento. Ele se resume em oportunidades para encantar pacientes ainda mais, como descontos, benefícios e vantagens extras, lembretes de aniversário…
Tudo o que possa aproximar e fidelizar ainda mais a relação entre o profissional e paciente. Afinal, é mais barato e mais fácil manter um cliente do que conquistar novos.
Agora que você já sabe como o Marketing Digital para clínica médica é uma oportunidade e tanto, o que está esperando para fortalecer o seu? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.