O e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo todo nas campanhas de marketing digital. Primeiramente, antes de saber o porquê ele ainda faz sucesso, vamos conhecer um pouco sobre a sua história?
O primeiro e-mail foi enviado antes mesmo do surgimento da internet como conhecemos hoje. Ele foi criado pelo programador americano Ray Tomlinson em 1971 para se comunicar com seus colegas de trabalho no projeto APARNET, que deu origem à internet.
Desde então, a troca de mensagens eletrônica virou um sucesso e logo foi introduzida nas estratégias de marketing. Mas foi na década de 1990 que o e-mail marketing foi utilizado massivamente pelos ótimos resultados apresentados.
Você sabia que o e-mail marketing já teve o seu fim decretado?
Isso mesmo. Alguns especialistas apostaram no fim do e-mail depois da chegada das redes sociais e da popularização da troca de mensagens instantâneas. Por consequência, decretaram o fim do uso dele também nas estratégias de marketing.
Entretanto, os dados apontam o contrário. O e-mail marketing ainda é uma excelente ferramenta de marketing digital. Prova disso, é que, de acordo com a Smart Insights, 29% dos profissionais de marketing consideram o marketing por e-mail o canal de marketing mais eficiente, atualmente.
O sucesso do e-mail marketing nas estratégias de vendas
Estima-se que 333,2 bilhões de e-mails são enviados e recebidos todos os dias. Além de ser uma ferramenta fácil, o e-mail tem um baixo custo. Para se ter uma ideia, o e-mail marketing possui um ROI (retorno sobre investimento) de 4200%. Ou seja, cada US$ 1 investido traz um retorno financeiro de US$ 42.
Nesse sentido, não é à toa que o uso do e-mail está nas diversas fases do funil de vendas com resultados expressivos em cada uma delas. Veja os principais usos do e-mail marketing listados pelo Content Marketing Institute:
· Geração de leads: 85%
· Vendas: 84%
· Nutrição de leads: 78%
· Retenção de clientes: 74%
Automatizar o processo e segmentar o envio de e-mails faz toda diferença na estratégia de marketing
Com o tempo e a ajuda da tecnologia o uso de e-mails pelas empresas passou a ser orientado para busca de resultados mais eficazes.
Dessa forma, a automação em marketing facilitou esse processo e aproximou as empresas dos seus reais clientes. Atualmente, estima-se que os e-mails segmentados tem uma taxa de abertura 8 vezes maior do que aqueles enviados indiscriminadamente.
Isso porque, com base nas informações mais detalhadas dos clientes, como o público-alvo, comportamento e preferências, é possível criar gatilhos para nutrir os leads, fazer com que recebam conteúdos certeiros e, dessa forma, chegar até o processo da efetivação da venda.
Portanto, a automação em marketing ainda vai além. Com ela, é possível criar páginas de captura, enviar e-mails marketing e criar fluxos que ajudam a entender o consumidor para tomar ações de forma personalizada.
Atualmente, existem diversas ferramentas no mercado para automatizar o processo de marketing digital. No entanto, o auxílio de especialistas em marketing são fundamentais para a garantia de sucesso numa campanha de marketing.
A Imagina Digital pode ajudar no processo de automação no marketing da sua empresa e trazer os resultados que você espera.Deseja saber mais sobre podemos contribuir para sua empresa gerar resultados? Entre em contato através do nosso WhatsApp.