Toda empresa precisa inovar para sobreviver, esse é o mantra do século 21. No século 19, empresas passavam décadas sem grandes mudanças nos seu serviços ou produtos. Porém, com o avanço tecnológico e a alta conectividade, o cenário mudou drasticamente. Diariamente temos notícias de novos serviços que criam a tal disrupção, desbancando empresas gigantes tradicionais.

Mas a inovação tem um custo. Independente do tamanho da sua empresa, é bem provável que hajam poucos recursos para validar a ideia de um novo serviço ou produto.

O que talvez você ainda não sabe é que existem formas rápidas e baratas para testar uma ideia e o marketing digital vai te ajudar nisso.

O que é um MVP?

Para tratar este assunto, vamos abordar o conceito de Mínimo Produto Viável (MVP). Criar um MVP significa “usar a menor quantidade de recursos possível para construir um protótipo e levá-lo para ao seu público”. Em outras palavras, o MVP é uma forma rápida e barata para validar uma ideia antes de desenvolver um produto por completo. Desta forma, você irá certificar-se de que está no caminho certo e evita grandes perdas.

Vale ressaltar que MVP não deve ser a versão mais barata do produto, como escreveu o próprio Steve Blank, e sim um processo de aprendizagem sobre entrega de valor para seu cliente.

Como validar uma ideia de produto ou serviço

Existem diversas formas de se testar o quão viável é a ideia de um produto ou serviço. Até o final do artigo vamos listar algumas ferramentas de como aplicar tais ideias.

Vídeos

Uma forma visualmente atrativa de validar uma ideia é através de um vídeo, onde é possível explicar ideias complexas em poucos minutos. Foi assim que aconteceu na Dropbox, solução de armazenamento em nuvem. Era uma inovação que não seria entendida se não fosse claramente explicada. Pois bem, depois de ser publicado, o vídeo viralizou e a lista de espera passou de 5 mil para 75 mil pessoas em uma única noite! A partir deste indício eles tiveram a certeza de que a solução resolveria o problema de milhares de pessoas.

Landing Pages

Landing page (LP) é uma página com a oferta do seu produto ou serviço e em troca de algum dado do cliente (nome, e-mail. etc). Ao levar visitantes para essa página, você poderá analisar os números de conversão e avaliar quão atrativa é sua oferta.

Você também pode exibir seu produto com um botão de compra que simule um carrinho de compras. Se uma pessoa visitou sua página, adicionou o produto no carrinho e quis finalizar o pedido, é um forte indício de ela realmente efetuaria a compra. Para casos onde você está simulando a venda, você pode simplesmente enviar a pessoa para uma página agradecendo pela interesse dela, explicar que o produto está em desenvolvimento e que ela será a primeira a saber quando o produto for lançado.

Operação manual

Nessa abordagem você vai de fato entregar o produto/serviço, mas irá fazer manualmente toda a operação. Um clássico exemplo é a Zappos, maior loja online de sapatos do mundo. Ao invés de iniciar sua loja virtual com um estoque de sapatos e integrações complexas, o fundador Nick Swinmurn simplesmente criou uma página onde colocou a fotografia de alguns produtos. Quando alguém fazia uma compra, ele ia até uma loja, comprava o calçado desejado e despachava para o cliente.

Com esse processo ele conseguiu validar o modelo de compra online para calçados, para só depois investir e criar uma empresa escalável.

Outras formas de validar

Existem infinitas possibilidades de se testar uma ideia antes de investir muitos recursos. Vamos dar mais alguns exemplos:

  • Criar um blog para medir o interesse do seu público por determinado assunto.
  • Usar as redes sociais, através de uma nova conta, publicando teasers e informações do novo produto/serviço.
  • Escrever um e-book e ofertá-lo ao público para medir o interesse.
  • Crowdfunding (financiamento coletivo): diversos projetos saíram do papel graças ao investimento do público.
  • Lista de espera: você pode criar uma lista de espera para medir o interesse do público na sua oferta.

Como o marketing digital pode ajudar a validar sua solução?

Escolhido o formato do seu MVP, agora vamos falar de divulgação.

Quando falamos dos exemplos acima, basicamente já estávamos conversando sobre o marketing digital. Mas como de fato implementar tais ideias? Conheça algumas dicas e ferramentas para colocar seu projeto em prática hoje mesmo.

Divulgação

Uma das formas mais rápidas para divulgar é através de anúncios pagos. Existem diversas plataformas, as mais famosas são:

  • Google Adwords, usando palavras chave durante a pesquisa dos usuários do Google.
  • Facebook e Instagram, mais focados em pessoa física.
  • Linkedin: tem foco maior em empresas, mas também pode ser usado para alcançar profissionais de áreas específicas.
  • Youtube: foco nos usuários que consomem vídeos na plataforma.
  • E-mail marketing, especialmente para empresas que já possuem uma base grande de leads.
  • Tinder: caso seu público sejam jovens que estão em busca de um relacionamento. Por exemplo, campanhas para dia dos namorados, restaurantes, motéis.
  • Pinterest: rede social de imagens, ideal para campanhas sobre moda, presentes, arte, entre outros.

Criar a página/site do seu MVP

  • 55pages: criação de landing page de forma simples e rápida (ferramenta brasileira com diversos temas disponíveis).
  • Instapage: criação de landing page de forma simples e rápida.
  • LanderApp: outra forma de criar landing page.
  • WordPress: criação e hospedagem do site com diversos recursos sem mexer em código. É uma ferramenta mais robusta e completa, porém se torna mais complexa de operar.

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Medição e análise

Em todos os testes é fundamental que você acompanhe os resultados para medir a viabilidade da sua solução. Em geral, os canais de divulgação que falamos acima possuem suas próprias ferramentas de análise. Em complemento, você também pode usar:

  • Google Analytics: para ter estatísticas sobre comportamento do visitante
  • Hotjar para entender como o usuário navega no seu site
  • Mailchimp: envio de até 12.000 emails/mês para 2.000 assinantes de graça. Possui relatórios com taxa de abertura, taxa de cliques, etc.

Logotipo, banco de imagens e edição online

Hospedagem e domínio

Conclusão

Vimos aqui algumas ferramentas e abordagens para validar a ideia de um novo produto ou serviço que você queira oferecer na sua empresa. Existem alguns mecanismos relativamente simples de verificar a viabilidade de uma solução sem investir muito em tempo e dinheiro. Apesar das ferramentas citadas serem intuitivas, é bem provável que você precisará ter alguém da equipe que possua um conhecimento técnico para manuseá-las.

A Imagina Digital é uma agência especializada. Temos ajudado empresas de diversos segmentos a vender mais através do marketing digital.

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Autor: Renato Ardigo