No dia 7 de outubro estivemos no evento Insight na Prática, iniciativa que contou com a palestra do diretor de negócios do Google Brasil, Renato Carvalho. O encontro organizado pelo Núcleo de Inovação da ACIP ocorreu na Pedra Branca/Palhoça e reuniu empreendedores de diversas partes da Grande Florianópolis. Durante o evento, Renato deixou um recado em vídeo para aqueles que estão começando sua jornada no empreendedorismo.

Dentre as pitadas de incentivo à inovação do diretor do Google, selecionei abaixo 3 pontos que me chamaram a atenção.

– 80/20

– O Google fabrica balões

– Inteligência Artificial

80/20
Provavelmente você já ouviu falar no Princípio de Pareto, que a grosso modo diz que 80% dos resultados que alcançamos provém de 20% dos esforços que empreendemos. Com certeza o Google deve levar em consideração este princípio quando sugere aos seus colaboradores que destinem 20% de seu tempo de trabalho para criar algo novo, que não tenha relação com os serviços do cotidiano. Foi o que Renato Carvalho declarou no bate-papo. Segundo ele, esta ação auxilia demais no processo de inovação e incentiva o desenvolvimento de outras habilidades.

[idea]Confesso que aqui na Imagina tenho alguns projetos um pouco fora das atividades principais da empresa, mas o desafio é dar 20% de tempo pra eles. Eu ainda não consegui, você já?[/idea]

O Google fabrica balões
“O Google fabrica balões para levar internet a regiões remotas do mundo”. Esta foi uma frase que me chocou um pouco. Mas para uma empresa que fabrica carros, por que não criar balões? Dei uma pesquisada e verifiquei que esta iniciativa faz parte do mesmo projeto do carro auto-dirigível, é o Solve for X. Invenções que mesclam ciência e tecnologia em projetos inovadores. Creio que projetos como estes surgem naquela janela dos 20% que citei antes.

Inteligência Artificial (IA)

Existem várias projeções que demonstram como o mercado mundial vai ser impactado pela IA. Algumas previsões apontam para cortes ainda maiores de emprego e até uma revolução das máquinas, mas vamos nos concentrar nas oportunidades. Você já parou para pensar como a IA vai impactar no universo dos negócios? Projetos envolvendo robótica, internet das coisas, um mundo a ser construído em volta do novo consumidor. É aqui que encaixa aquele papo de novas profissões que incluem interpretação de dados, automação, experiência do usuário, e por aí vai.

Para mostrar a força deste tema, vale citar que recentemente (28/09) grandes dealers mundiais de tecnologia se uniram para criar o “Parcerias em IA – para beneficiar pessoas e a sociedade”. É um projeto formado pelo Google, Microsoft, IBM, Facebook e Amazon. Uma nova fonte para quem quer ficar por dentro do que a IA, pode proporcionar.

Ah, o evento Insight na Prática realmente me incentivou ainda mais à misturar empreendedorismo e inovação. Aliás, é bem difícil separar estes dois temas, vocês não acham?

Autor: Bruno Santiago
Jornalista com experiência em Marketing de Conteúdo atua com estratégias digitais desde 2008. Já colaborou em projetos de empresas do Brasil e do Canadá. Atualmente, além de diretor executivo da Imagina Digital, trabalha em projetos de incentivo ao empreendedorismo.

CTA-AUMENTAR-VENDAS