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Como criar um planejamento de marketing digital para 2019

Em um cenário cada vez mais competitivo, o marketing digital será um grande aliado da sua estratégia de negócio para 2019. Muitas empresas já estão presentes no mundo digital fazendo uso de estratégias para aumentar suas vendas ou fidelizar clientes, mas sem um bom planejamento de marketing digital, todo o esforço e o investimento podem ser desperdiçados.

Veja algumas dicas que elaboramos para você que deseja ter mais resultados no digital ou até mesmo iniciar ações de venda através dessa modalidade.

Você sabe por quê deve fazer um planejamento de marketing digital?

Você talvez já tenha ouvido a frase “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve” do filme Alice no País das Maravilhas.

Aplicada ao contexto empresarial, podemos traduzí-la da seguinte forma: se você não define os objetivos e as ações para alcançá-los, você não sabe aonde poderá chegar.

Sem tais definições, sua empresa corre o risco de trabalhar com muito suor mas não obter os resultados esperados. Isto porque as ações não serão consistentes e sucumbirão aos primeiros obstáculos.

Por isto é tão importante que sua empresa tenha um bom planejamento de marketing digital que servirá como bússola durante a tempestade de desafios que está por vir em 2019.

Por onde começar o planejamento de marketing digital?

Não existe uma receita pronta, tudo dependerá do contexto e momento de cada empresa. Mas aprender com a experiências de outras empresas pode ajudar você a refletir e encontrar um norte para o seu próprio planejamento.

Aqui na Imagina Digital nós iniciamos com uma análise do ano anterior. Com isso podemos avaliar se atingimos nossos objetivos,  ações que trouxeram resultados, onde erramos e o que devemos melhorar no próximo ano.

Para facilitar, vamos listar alguns dos critérios que consideramos chaves e que podem ser aplicados a qualquer empresa.

Analisando objetivos e metas do ano anterior

Se você já tinha um planejamento de marketing digital em 2018, então vale uma boa reflexão sobre suas conquistas (e fracassos). Discuta em equipe, dê oportunidade à todos e esteja aberto a receber feedbacks, principalmente os construtivos. É nesse tipo de feedback que você e sua empresa tem chance de crescer.

Alguns pontos que você pode considerar:

  • Quais objetivos (metas) foram atingidas?
  • Os objetivos atingidos trouxeram o resultado esperado para o negócio?
  • Quais não foram? E por quê não foi possível?
  • Fizemos acompanhamento periódico durante o ano?
  • Realizamos ajustes nas metas e objetivos conforme necessidade?
  • O que poderíamos ter feito melhor?
  • O orçamento definido foi adequado?

Importante: inclua na discussão pessoa de todos os setores para você ter uma visão geral da empresa.

Analisando o desempenho da empresa no marketing digital

Esta análise requer esforço e conhecimento do negócio. Você também precisará ter ferramentas de apoio para coletar e analisar os dados, tais como Google Analytics, Pixel do Facebook instalado no site, análise de relatórios em plataformas de anúncio (Google Ads, Facebook Ads, etc), entre outras que poderão ajudar na coleta de dados. Se você ainda não utiliza ferramentas para coleta de dados e informações sobre suas campanhas e clientes, então utilizá-las deve ser o seu primeiro passo. Para quem já faz uso dessas ferramentas, olhe para os dados coletados de forma estratégica, a favor da melhoria contínua das suas ações de marketing e do seu negócio como um todo. Busque, nesses dados, respostas para perguntas importantes como:

  • Quantas visitas recebemos no site e nas landings pages?
  • Qual a origem dos visitantes? E qual canal trouxe os maiores resultados?
  • Quais páginas tiveram melhores conversões? E quais as piores?
  • Melhoramos nossa taxa de conversão de visitantes em leads? E de leads em clientes?
  • Que anúncios geraram mais resultados?
  • Quais redes sociais foram mais eficientes?
  • As ferramentas que utilizamos foram adequadas?
  • As competências e tamanho da equipe estavam adequados aos objetivos?

Uma discussão com esses questionamentos irá trazer insights valiosos para o planejamento da sua empresa em 2019.

Criando o planejamento do marketing digital para 2019

Durante a leitura dos tópicos anteriores você provavelmente já teve diversas. Para estruturar seu planejamento de marketing digital, listamos algumas ações que guiarão suas reuniões.

Definindo os objetivos

Para definir os objetivos da empresa é necessário ter uma visão de onde você quer estar nos próximos anos. Aqui é possível listar ações mais abrangentes, como:

  • Iniciar (ou expandir) as vendas online;
  • Atrair mais pessoas para a loja física;
  • Fortalecer a marca através de blog e redes sociais;
  • Ter um site responsivo e de boa navegação.

Se você quer iniciar o ano com novas formas de receita, veja nosso artigo sobre validar um novo produto ou serviço de forma rápida e com custo ZERO.

Criando metas para seu planejamento

As metas serão o termômetro que indicará se os objetivos estão sendo alcançados ou não. Ou seja, as metas irão definir e mensurar as ações a serem executadas no seu ano.

Alguns exemplos de metas:

  • Aumentar em 30% as vendas online (ou Iniciar vendas através do site ou redes sociais);
  • Aumentar o número de leads mensais em  10% a cada mês;
  • Aumentar o ticket médio em 15% (fazer o cliente comprar mais produtos ou contratar mais serviços);
  • Tornar o tráfego orgânico o principal meio de aquisição de clientes para diminuir o investimento em anúncios pagos.

Conhecendo o público-alvo

Você precisa ter clareza qual o perfil do seu público-alvo. Sem isso, todas as suas ações estarão comprometidas.

Conhecer o seu público significa saber características como:

  • Informação demográfico: idade, classe social, escolaridade, estado civil, se tem filhos ou não.
  • Comportamento: redes que utiliza, horários em que estão mais conectados, como faz as buscas no google.
  • Perfil de compra: com que frequência compra um produto ou contrata um serviço, cargo e influência na decisão de compra.

Estes são só alguns aspectos que devem ser observados ao desenhar o perfil do seu público-alvo para evitar erros básicos. Já imaginou investir em uma campanha de shampoo e gastar dinheiro exibindo o anúncio para carecas? Ou venda de veículo para pessoas sem habilitação? Ou quem sabe doces para diabéticos?

Ter domínio sobre quem é o seu público evitará desperdício de tempo e dinheiro.

Definindo as ações

Agora que você já conhece seu público-alvo e tem objetivos e metas definidos, você precisa determinar ações para alcançar tais objetivos.

As ações precisam ter uma descrição clara, o prazo, um responsável e o orçamento atrelados. Por exemplo:

  • Ação 1: Investir em anúncios no facebook.
  • Atenderá qual objetivo: Aumentar em 30% as vendas online.
  • Orçamento estimado: R$ 1.500,00 / mês.
  • Prazo: Julho de 2019.
  • Cronograma: você deve criar um cronograma de ações menores que ajudarão na na ação principal. Exemplo: criar conta business no facebook, analisar campanhas anteriores, definir produtos que farão parte da campanha, contratar agência, criar peças para anúncio, etc.
  • Responsável: Nome do Responsável

Tão importante quando definir as ações é priorizá-las na ordem correta. Quando suas ações estiverem prontas, estabeleça alguns critérios para conseguir priorizá-las. Os critérios são variam, mas como exemplo você pode ter algumas classificações por “Esforço”, “Impacto nos seus resultados”, “Custo”, etc.

Quando e o que devo terceirizar do marketing digital

É comum a empresa ter todo o foco no desenvolvimento de seu próprio negócio, por exemplo, cuidando dos detalhes de fabricação de um produto, na prestação de um serviço, com gestão da equipe, gestão contábil e financeira, entre outros. Adicionar o marketing digital às competências da empresa pode ser um processo longo, que demanda conhecimento e esforço, o que pode acarretar em uma certa demora para que o investimento tenha retorno.

Lembre-se: o marketing digital é extremamente amplo no que se refere a técnicas e ferramentas, como produção de conteúdo para blog, e-books, anúncios no google adwords, anúncios em redes sociais, e-mail marketing, criação ou otimização do site, definição de palavras chaves, definição e acompanhamento de performance digital do negócio, entre outros.

Mesmo com alguém na equipe que seja responsável pelo marketing (e recomendamos que tenha!), essa pessoa certamente terá alguma limitação na expertise.

Contratar uma agência de marketing digital abrirá novos horizontes, porque esta já possuir o conhecimento, as habilidades e a experiência necessária para colocar em prática a estratégia do negócio desde o início das ações. Ao formar uma equipe interna para atuar com o marketing digital será necessário considerar o tempo de aprendizado de cada um e da própria empresa que, afinal, passa a ter uma nova frente de trabalho.

O ideal é ter um especialista em sua empresa para se responsabilizar pelas ações de marketing digital e ter foco total nessa frente, porém contando com parceiros que possam dar vazão a toda a demanda da empresa. Acreditamos que este seja um modelo equilibrado para quem está iniciando ou fortalecendo suas ações de marketing digital. Uma agência, como a Imagina Digital, por exemplo, tem experiência atuando em diversos segmentos, possui uma série de serviços no seu portfólio e poderá trazer resultados mais rápidos do que formar uma equipe com todo esse conhecimento do zero. Ao trabalhar com um parceiro você “ganha” o tempo de aprendizado, o know-how e acelera os resultados da sua empresa.

O que fazer agora?

Você pôde observar o quão importante é criar o planejamento de marketing digital para sua empresa para extrair o máximo do marketing digital para o seu negócio como um todo! Você constrói seus objetivos, metas e ações para atingir um determinado público-alvo mantendo sempre no horizonte o objetivo final do seu negócio.

Sugerimos que você estruture um documento com os pontos aqui elencados e discuta com a sua equipe. Monte o seu planejamento para 2019 e seja metódico no acompanhamento, dessa forma estará sempre atento se as ações estão alcançando as metas ou se é necessário ajustar algo. Lembre-se, sem planejamento o barco do seu negócio pode ir à deriva! Mantenha em vista os resultados do seu negócio. Conte com uma agência parceira sempre que precisar para ganhar tempo e acelerar seus resultados.

Autor: Renato Ardigo

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